MARKETING DO DISCURSO:
Valorizar o conteúdo do discurso a partir da divulgação de informações relativas à missão, valores, ações e resultados que reforcem a credibilidade da marca.
Objetivo da dinâmica
Aumentar a consciência sobre os aspectos positivos da marca e que devem ser inseridos numa entrevista jornalística, mesmo que o jornalista não pergunte. A prática do MARKETING DO DISCURSO é sua carta na manga para:
– reforçar o que é positivo e valorizar a marca;
– criar conteúdo novo à resposta para criar um atalho e evitar a exploração exagerada de assunto sobre crise.
Como funciona a dinâmica
O grupo vai relembrar e registrar aspectos relacionados a 4 temas indicados nos CARTÕES DE TAREFAS: Missão, Valores, Ações e Resultados, referentes a cada hospital. Para MISSÃO E VALORES, listem tudo de forma conjunta. A lista de AÇÕES E RESULTADOS deve ser feita separadamente pelos integrantes para no final encontrar o número de cada aspecto separadamente.
Fluxo
Defina as funções de cada integrante do grupo:
RELÓGIO: Cuidará do tempo dedicado ao exercício chamando a atenção do grupo para o tempo gasto em cada etapa e o tempo final para a entrega da tarefa.
Sugestão: use o cronômetro do celular para administrar o tempo e avise o grupo periodicamente.
ALERTA: Lembrará os colegas sobre a prática da objetividade. A cada participação, cada um terá um TEMPO DE FALA e para dar espaço à participação dos outros, é importante que pratique a OBJETIVIDADE, sem grandes contextualizações, para contribuir com o fluxo do exercício.
Sugestão: Crie um gatilho. Toda vez que disser determinada palavra, o falante saberá que precisa ser breve.
ALINHADOR: Cuidará do registro de todas as contribuições.
Sugestão: Compartilhe a tela do Word com o grupo para que todos acompanhem os registros das contribuições. Salve o documento para não perdê-lo durante o caminho.
ORGANIZADOR: Será o braço direito do ALINHADOR e cuidará de:
– checar o passo a passo (esse roteiro aqui), caso apareçam dúvidas durante a dinâmica;
– abrirá os links com os cartões de tarefas a cada etapa;
OBSERVADOR: É o anjo da guarda do grupo e cuidará para que tudo funcione da melhor forma.
Além da função de cada participante, TODOS devem participar do exercício para compartilhar experiências, desafios e aprendizados.
Para que cada função seja bem executada, é importante que os integrantes usem a comunicação para pontuar sobre o tempo, sobre a objetividade e as outras tarefas. Interfira para contribuir.
Ao final da dinâmica e de volta à sala principal, o grupo vai apresentar os resultados colhidos.
CARTÕES DE TAREFA:
Só avance a página para ver o cartão seguinte, depois de esgotar as respostas referentes ao primeiro.
TEMPO PARA A DISCUSSÃO: 40 minutos.
TEMPO PARA APRESENTAÇÃO: 10 minutos.